domingo, 8 de agosto de 2010

Como conciliar os diferentes "tempos" dos alunos, do professor e das tecnologias em uma atividade realizada com computadores em sala de aula?







Quando trabalhamos com computadores é comum a ocorrência de problemas de Hardware (mal funcionamento dos componentes físicos do computador), de Software (mal funcionamento dos programas instalados na máquina) e, mutio frequentemente, com aquela peça que se encontra entre a telinha e a cadeira do usuário, ou seja, com nossas próprias dificuldades com as tecnologias.

Durante nossos trabalhos com o "Classmate PC" (lap top distribuído às escolas pelo programa UCA-Um Computador por Aluno), foram comuns falhas do equipamento, de conexão com a internet, problemas com a utilização do touchpad, dentre outros tantos que tiravam muita gente do sério. Alguns, mais habituados ao uso de computadores e internet, navegavam com desenvoltura pelos recursos dos "Classmate" e pela internet, enquanto outros, menos adeptos do teclado e da telinha, tateavam as funcionalidades do equipamento ganhando aos poucos maior confiança.

À semelhança do que ocorre em nossos encontros, as salas de aula são ambientes heterogêneos, nos quais os indivíduos apresentam graus de conhecimento e habilidade bastante distintos. Os equipamentos agora disponíveis, por sua vez, não se comportam sempre como previsto, dificultando a execução de atividades padronizadas nas quais todos os alunos devem executar um comando ao mesmo tempo.

Fica a questão: em um quadro como esse, como conciliar os diferentes "tempos" dos alunos, do professor e das tecnologias em uma atividade realizada com computadores em sala de aula? 

28 comentários:

  1. essa é uma questão que só poderá ser resolvida com o tempo, afinal o momento agora é de aprendizado e isso leva tempo. sem contar que o problema será apenas amenizado, mas nunca solucionado por que o aspecto é individual, ou seja cada um tem um tempo para adquirir conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, o tempo para nós professores sempre é avaliado ou reavaliado.No planejamento, ele é um ponto significativo.E quanto ao uso das tecnologias esse tópico ganha mais força, pois como o próprio texto menciona, nem todos possuem as mesmas habilidades. Mas já vivenciamos algo parecido quando nos referimos ao aprendizado individual.Uns assimilam mais rápido, outros demoram mais para processar, bem como temos aqueles em que depreendem mais e mais tempo. No entanto, temos que estar preparados para esse novo panorama em relação ao mídias. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, a maior dificuldade está na aceitação do professor em relação às novas tecnologias. Tempo e ritmo, nós professores, sabemos lidar com isso, pois eles já existem em nossas salas. Cada aluno tem sua individualidade, seu ritmo e sua motivação. Quanto às falhas de conexão entre outros, esses sim requerem muita paciencia por parte de todos os envolvidos, pois podem se tornar desculpa para colegas que sejam mais resistentes em relação às mudanças, o não uso do equipamento.

    ResponderExcluir
  4. É importante administrar esses diferentes tempos, pois os recursos tecnológicos de que dispomos já apresenta seu uso limitado. Cabe ao professor paciência e conhecimento dessa educação virtual,quanto aos alunos, já existe uma troca positiva e comunicação automática entre eles.

    ResponderExcluir
  5. Olá colegas,
    Acredito que cada pessoa tem seu tempo de aprendizado,principalmente no que diz respeito a novas tecnologias.A resistência que existia com relaçâo ao novo está acabando,e tenho certeza que tudo irá melhorar. Temos que ter paciência e não desistir.

    ResponderExcluir
  6. Teremos que ter muita paciência para conciliar esses tempos.No início será mais complicado. Mas com dedicação, paciência e persistência conseguiremos desenvolver um ótimo trabalho com os alunos.

    ResponderExcluir
  7. uns aprenden rapto outros não porisso temos q ter mais paciencia.

    ResponderExcluir
  8. e aprovitar o tempo que tem em sala para que o aluno tenha um bom desenpenho

    ResponderExcluir
  9. e questão de tempo pois cada um tem um ritmo diferente de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. Nós professores precisamos nos programar para encontrar tempo, paciência e conhecimento para administrar as novas tenologias.

    ResponderExcluir
  11. O professor deve coordena as trocas entre os alunos para que possam relatar descobertas, socializar suas dúvidas e demonstrar os resultados obtidos. Cabe ao professdor o papel de mediador, deixando assim de ser o detentor do conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. Olá novamente pessoal,
    Disponibilizo um trecho do poema Apostila sobre o tempo,material do curso Aprendendo com as TICS.
    "Aproveitar o tempo!
    Tirar da alma os bocados precisos – nem mais nem menos-
    Para com eles juntar os cubos ajustados
    Que fazem gravuras certas na história
    (E estão certas também do lado de baixo que se não vê)..."

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  13. oi turma,
    acho que isso não é diferente na sala tradicional, as diferenças e tempos sempre existiram... eu no laboratório gosto de trabalhar com os alunos multiplicadores, ou seja quem tá na frente ajuda os outros ..isso tem funcionado!!!

    ResponderExcluir
  14. Tudo o que é novo precisa de um tempo para que haja a adaptação do meio, das pessoas relacionadas, durante as aulas deve-se oferecer atividades diversificadas para que o aluno de acordo com o seu tempo possa evoluir no processo de ensino e aprendizagem, pois pouco a pouco vai surgindo a curiosidade pelo conhecimento e com essas novas tecnologias as oportunidades de atividades são ampliadas. Lembrando que não podemos deixar o comodismo influenciar as nossas atitudes, pois as inovações sempre surgirão quando o assunto é educação.

    ResponderExcluir
  15. Ressignificar os conceitos de aprendizagem, dando ao currículo novas habilidades e competências possibilita uma incorporação efetiva e verdadeiramente transformadora. A tecnologia já está incorporada à educação brasileira com diversos instrumentos, muitos deles esquecidos, sem uso. Embora cada aluno tenha seu tempo, seu rítmo, sua disposição e motivação essa tecnologia especialmente, deve fazer a diferença visto que todas as atividades laborais, de entreterimento, entre outras, estão incodicionalmente atrelados ao seu uso.

    ResponderExcluir
  16. Como em qualquer atividade o professor deve estar sempre atento para o ritmo dos alunos, planejar bem suas aulas e especialmente estar aberto a inovações a fim de otimizar melhor o tempo com a utilização dos diferentes recursos tecnológicos que forem surgindo.

    ResponderExcluir
  17. com certeza a dificuldade maior recairá sobre o professor, cabe a ele esta seguro no uso dessa nova tecnologia e saber conciliar os diferentes 'tempos' dos alunos,aproveitando o momento como mais uma oportunidade de aprendizado.

    ResponderExcluir
  18. precisamos de conhecimento paciencia e dedicaçao para termos sucesso com o trabalho com os alunos e tambem com a tecnologia

    ResponderExcluir
  19. Acredito que cada pessoa tenha seu tempo de aprendizado, por tanto ,devesse respeitá-lo .Nunca desistir sem antes tentar e aproveitar ao máximo as oportunidades que lhe são dadas.

    ResponderExcluir
  20. Os próprios alunos trocam informações entre eles fazendo com que o professor seja apenas um mediador das atividades e ajudando para que todos acompanhem as novas tecnologias juntos respeitando o tempo de cada um.

    ResponderExcluir
  21. Olá cursistas,
    Concordo com as colegas Dasy e Regina quanto a delegar multiplicqdores, coordenando a troca de experiencias entre os alunos .O aluno já é motivado pelo recurso (computador) ,,tendo o professor um planejamento diversificado certamente da para respeitar o tempo de cada um.

    ResponderExcluir
  22. A nova tecnologia é de suma importãncia para educadores e educandos.

    ResponderExcluir
  23. O computador tem seu tempo para acessar e alguns meninos
    demoram a entende-lo.uns vão mas rapido e outros mais lentos tem que ter agilidades e sabedoria para aprender
    e acompanhar no tempo certo,a professora explica mas e
    complicado

    ResponderExcluir
  24. Teremos q ter paciencia,calma e sabedoria para usar essa tecnoligia principalmente na educacao infantil.

    ResponderExcluir
  25. É preciso quebrar paradígmas, como gtoda novidade, esta inovação traz inúmeras dificuldades que irão ser superadas com a capacitaçao e utilização da ferramenta na prática.Espero que esta nova ferramenta seja bem utilizada pelos Educadores da E C 01 do Guará

    ResponderExcluir
  26. Este é mais um desafio que se imppoe ao professor/ mediador frente ao uso das tic's.Também no mundo virtual é preciso lidar com as diferenças e promover a tolerancia e a cooperação.

    ResponderExcluir
  27. Olá a todos,

    Creio que essa é uma questão bastante complexa. Muitos pontos foram abordados por vocês, como: o aspecto individual dos sujeitos, importância do planejamento, aceitação das novas tecnologias, paciência, tempo de apropriação das ferramentas,otimização do tempo de aula, professor como mediador, incentivo às trocas entre alunos, cooperação, diversificação das atividades, ressignificação dos conceitos de aprendizagem, dedicação, perseverança, sabedoria, quebra de paradigmas, e tolerância, dentre outros.

    Achei muito interessante a idéia dos "alunos multiplicadores". Espero que eles se multipliquem também nas nossas práticas durante a formação ;)

    ResponderExcluir
  28. Ao apresentar o equipamento para o aluno seria interessante prepará-lo para o novo ritmo da aula, sensibilizando-o para o tempo próprio do equipamento e para o respeito aos diferentes tempos de cada aluno e cada professor.

    ResponderExcluir